Nascem em Marechal Floriano os primeiros filhotes de onça pintada em cativeiro no Espirito Santo
Na última semana o Zoo Park da Montanha, encontrado no município de Marechal Floriano, divulgou o nascimento de dois filhotes de onça-pintada (Panthera onca) em cativeiro, pela primeira vez no Espírito Santo, tida como um dos animais sob risco de extinção no Brasil.
A onça-pintada é encontrada no cerrado, caatinga, pantanal e florestas tropicais; do sul dos Estados Unidos até à Argentina. O comprimento é de aproximadamente um metro e oitenta, cauda de mais de cinquenta centímetros, altura de até setenta e cinco centímetros, e peso que varia entre sessenta e cento e cinquenta quilos, portanto é considerado o maior felino das Américas.
A reprodução em cativeiro é considerada rara, já que é preciso que os animais estejam em ambiente adequado, livre de estresse e que o casal tenha afinidade.
Os filhotes nasceram no dia 20 de junho, mas estão sendo divulgados só agora. O primeiro a nascer foi o pintado, e cerca de 20 minutos depois nasceu o preto. A gestação das onças dura de 90 a 110 dias. Os filhotes já passaram por avaliações de veterinários e estão adaptados ao zoológico.
Texto: Assessoria de comunicação da prefeitura de Marechal Floriano/ fotos: divulgação)