Escola de Marechal Floriano distribui panfletos para manter os mananciais despoluídos

“Reflita, Reduza, Reutilize e Recicle”. Os quatro termos na capa do panfleto que é distribuído à população de Marechal Floriano, determinam tudo o que os alunos e professores da Escola Elisiário Ferreira Filho pretendem realizar com a proteção à natureza com direito a entrar na fila por uma cadeira de rodas para uma entidade de idosos.

Até um diminuto “monstrinho”, o “Papa Tampinhas” entra na história como o depósito de tampinhas plásticas que serão doadas, e que na maioria são dispensadas na atualidade nos leitos dos mananciais que cortam a cidade. Até o apelido de “papa tampinhas” o recipiente ganhou, seguido da frase clássica “O Meio Ambiente Agradece”.

Várias imagens mostrando a poluição visual do Braço Sul do Rio Jucu e dos Córregos Batatal, Costa Pereira e Alto Marechal se encontram no panfleto que em certo momento questiona: “Chocante, não?”, respondendo de imediato: “E pelo visto deverá piorar!”.

Frontalmente o panfleto mostra imagens de aves e animais silvestres sendo sacrificados pela poluição em formas diversas. As fotografias podem ser consideradas como verdadeiros puxões de orelha aos poluidores da natureza e adverte: há tanto lixo tóxico à biodiversidade que se o ritmo tiver continuidade em 2050 haverá mais materiais plásticos do que peixes nos mares.

Pesquisas definem que oito milhões de toneladas de plásticos serão jogadas todos os anos nos oceanos. No panfleto mostram empresas no mundo realizando o contrário da poluição. Na parte interna do panfleto mostra onde as pessoas devem buscar informações para entregar as tampinhas, ou seja: Escola Elisiário Ferreira Filho, Centro Educacional Vovó Fernandina, Restaurante Stein, Restaurante Vital e Bar América.

(Texto e foto: Montanhas Capixabas)

Compartilhar