Agosto Dourado 2021

No mês de agosto é lembrado o mês do incentivo ao aleitamento materno, o “Agosto Dourado”.

Neste ano a campanha é voltada para o tema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos” enfatizando a importância de uma atuação inter e multissetorial em prol do aleitamento materno e da garantia da saúde e bem-estar de recém nascidos e crianças.

A proteção, incentivo ao aleitamento materno é uma responsabilidade social compartilhada, seja por meio da amamentação ou a doação de leite humano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a manutenção do aleitamento materno por dois anos ou mais, e, de forma exclusiva por 06 meses. A amamentação é a base da vida pois promove a microbiota intestinal saudável, protege contra mortes infantis causadas por doenças infecciosas, podendo prevenir mais da metade dos episódios de diarréia, além de diminuir sua gravidade. Além disso, previne um terço das infecções respiratórias, incluindo otite média aguda, nos 02 primeiros anos de vida. Há ainda a diminuição da prevalência de rinite alérgica nos primeiros 5 anos de vida e eczema nos primeiros dois anos de vida.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | informações: SEMUS/FIOCRUZ | Arte&Design: Elabore)

Compartilhar