Caminhada “Outubro Rosa” reúne um bonito grupo em Marechal
As ruas de Marechal Floriano ficaram mais rosas durante o Dia D do “Outubro Rosa”. Várias pessoas participaram de uma caminhada e também de palestras. O lindo dia de sol ajudou a fortalecer a luta contra o câncer de mama.
A caminhada teve início na Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Rita. Com bolas e camisas na cor rosa, muitas mulheres saíram às ruas para alertar sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce.
“Cuide-se e toque-se e conheça-se. Não tenha vergonha e nem medo de passar as mãos em seu corpo. Só assim podemos diagnosticar qualquer alteração com antecedência, porque o diagnóstico precoce tem chance de 90% de cura”, explicou a nutricionista Simony Endlich, coordenadora municipal de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A chegada da caminhada foi no Ginásio Paulo Antonio Lorenzoni, seguida de um delicioso lanche e uma pequena rodada de palestras com o Dr. Fiorotti e Dr.Fernando Mello.
As pessoas que participaram do evento se emocionaram com o depoimento de uma paciente em tratamento, que relatou estar enfrentando a doença, com muita coragem e fé. “Realmente, não é fácil. Mas o mais importante para a cura ainda é o diagnóstico precoce”, disse a paciente.
O Dia D do Outubro Rosa foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio da Polícia Militar durante a caminhada.
(Texto: Ana Paula Mill e Tricia de Andrade / Fotos: Tricia de Andrade e Diogo Endlich – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)