Dança, música e muita alegria marcam o XI Encontro da Cultura Italiana de Araguaya

O XI Encontro da Cultura Italiana, em Araguaya, foi marcado por muita alegria, cores, dança, música e pela saborosa culinária, tão presente nas famílias que colonizaram a charmosa vila, distrito de Marechal Floriano.

A abertura da festa aconteceu na sexta-feira, dia 3, com a bonita apresentação do Coral Più Bello, e um belo show pirotécnico. Participaram da abertura oficial o prefeito Cacau Lorenzoni, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, a secretária municipal de Educação e Esportes, Edia Klippel Littig, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Toninho Malini, o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, e o vereador Cezinha Ronchi.

O padre Josemar Stein deu uma bênção especial para a abertura da festa. Em seguida, Mirano Schuler, Mania Sertaneja e Vando e Júnior ficaram por conta da parte musical.

No sábado (04), pela manhã, a programação começou com a tradicional Picada do Nonno, partindo de São Marcos (Alfredo Chaves) e chegada em Araguaya. Na tarde de sábado, outro destaque da programação foi o jogo comemorativo de 100 anos do Esporte Clube Araguaya, na categoria Master. O anfitrião derrotou o ex-profissionais do Rio Branco AC por 4 x 3. Os gols do Araguaya foram de Robiel Klippel (2), Ademir Malavazi (1), e o último, de cabeça, do prefeito Cacau Lorenzoni. “Esse jogo é histórico”, ressaltou o prefeito, ao final da partida.

Ainda no sábado, belíssimas apresentações dos grupos de Dança Italiana Piccoli Granelli (de Araguaya) e Piccolo Pavone (de Vila Pavão). Mas o momento mais aguardado foi o Desfile Dei Bambini, Ragazze e Bravi Ragazzi de Araguaya. As crianças e adolescentes que desfilaram,  apresentaram ao público objetos de grande valor histórico e sentimental, que acompanham as famílias por várias gerações. A banda Brasitália colocou todo mundo para dançar, num show de integração com crianças e adultos.

O domingo (05) começou com a Santa Missa em Italiano, celebrada pelo padre Josemar Stein, no mesmo local da festa. A cerimônia teve a participação do Coral Più Bello. Logo após, o coral, que é regido pelo maestro Max Carvalho, repetiu a apresentação da abertura, encantando o público.

Durante a festa, o prefeito Cacau Lorenzoni assinou a ordem de serviço para a conclusão da Quadra Poliesportiva de Araguaia. Além disso, foram anunciados outros benefícios para a comunidade, como o calçamento de ruas e a reforma da praça.

O momento “fofura” da festa foi a apresentação das crianças de 3 a 5 anos, que ensaiaram duas coregografias especialmente para o Encontro da Cultura Italiana. O sucesso dos pequeninos foi tanto, que eles tiveram direito a repetir a dança. Também arrancaram aplausos do público os grupos Piccinini dei Monti, Piccolo Pavone e Circolo Trentino de Santa Teresa.

A atração mais esperada da festa foi o Desfile das Famílias de Araguaya, homenageando os primeiros italianos que chegaram à vila. Foram momentos emocionantes, de resgate da cultura e das tradições dos antepassados. Araguaya tem, hoje, o maior acervo da Cultura Italiana do Espírito Santo.

O XI Encontro da Cultura Italiana de Araguaya tem o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill  | Vídeos: Elabore – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS NO FACEBOOK