Dia 05 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente que tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marechal Floriano (Semearh) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu atividades com o tema do dia Mundial do Meio Ambiente na EMPEIF de Morro Baixo, localizada em Bom Jesus. Entre as atividades realizadas, no dia 29 de maio, a pedagoga da Semearh, Sayonara Ramos das Neves, palestrou sobre o tema “Planeta terra”, com a amostra do desenho da “Turma da Mônica em: o planeta está doente”, ela sugeriu atividades para desenvolvimento com as crianças e uma música para apresentação no encerramento das atividades. No dia 01 de junho, as crianças visitaram o Maanaim em Domingos Martins, onde puderam apreciar um ambiente equilibrado, com destaques para a sustentabilidade do local, com reaproveitamento de água da chuva, e visita a fazendinha que conta com vacas que produzem leite que não causa alergia. O maanain possui rebanho de caprinos, ovinos, bovinos, e várias aves que são criadas soltas no local.

Encerrou-se a semana de atividades no dia 05 de junho, com a Contação de história “Doutor Duverde e planeta Paciente”, e apresentação das crianças com a música “Natureza”. Após o encerramento, as crianças receberam squeezer’s da Secretaria de Meio Ambiente de Recursos Hídricos, adquiridas com recursos oriundos de deliberações do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, assim como realizaram o plantio de mudas de manacás da serra e ipê amarelos, nas proximidades da escola.

Todas as atividades contam com a presença do Secretário municipal de meio ambiente, Juarez Xavier e demais servidores.

Segundo a SEMEARH é muito importante trabalhar sobre o Meio Ambiente, buscando o conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. “quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, ela com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e em outras realidades”, afirmou Juarez.

Revisão de texto: Ascom PMMF | fotos: divulgação