Estação de Marechal Floriano comemora aniversário de 119 anos

A Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, convida a população para comemoração dos 119 anos da estação ferroviária, que hoje acomoda o Museu da Imigração.

Durante o feriado de 13 de maio (Lei Municipal Nº 0054/93), que celebra a inauguração da estação, juntamente com a estrada de ferro, o município terá uma agradável programação.

O dia começa com uma caminhada, que sairá do distrito de Araguaia, às 7 horas, com percurso pelos trilhos até a sede de Marechal Floriano. Logo após, serão homenageados dez funcionários que prestaram serviço na Rede Ferroviária, na década de 50.

Jornal Estado do Espírito Santo 15/05/1900, reportagem da inauguração da estação

A estação foi inaugurada dia 13 de maio de 1900, pelo presidente da província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir dessa data a vila do Braço sul, passou a ser conhecida como Estação de Marechal Floriano.

Para quem quiser saber mais sobre a história da estação, no sábado (11), domingo (12) e segunda – feira (13) será exibida no atual museu da imigração uma amostra que relata a memória de mais de um século de sua inauguração.

(Texto: Tricia de Andrade e Elina Raquel – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano/ Imagens: Acervo Museu da Imigração)