Estação Ferroviária Marechal Floriano completa 122 anos em 2022

Nesta sexta-feira é comemorado o Aniversário da Estação. Em seus 122 anos de história, desde sua inauguração até os tempos atuais, a estação esteve presente em marcos da construção do nosso município, bem como foi e ainda é palco de eventos culturais, políticos, religiosos e sociais.

A estação foi inaugurada dia 13 de maio de 1900, pelo presidente da Província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir dessa data a Vila do Braço Sul, passou a ser chamada de Marechal Floriano, em alusão a Estação de Marechal Floriano.

Atualmente o imóvel centenário comporta o Museu da Imigração, que possui diversas atribuições, como: a realização projetos de pesquisa sobre a história da imigração no município de Marechal Floriano; criação de acervo de fotos; colecionar e expor objetos, documentos e outros itens de valor histórico relacionados à imigração; coletar, ordenar integrar e preservar documentos e peças que possuam valor expressivo na formação histórica do Município de Marechal Floriano; utilizar do patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social.

Muito além de um cartão postal, a Estação Ferroviária Marechal Floriano delineou a história do nosso município, agora tombada como Patrimônio Histórico-Cultural.


A ESTAÇÃO

Nos trilhos começou
O avanço continuou
A estação registrou
O trem que chegou

Foi o suor humano
Que iniciou Marechal Floriano
Desbravando com amor
Com pessoas de labor 

A estação ficou
Passageiros saltaram
Outros se foram
E saudosismo marcou 

Nossa estação é marcante
Tornou-se importante
Hoje é culturante
Com arquitetura deslumbrante 

Marcos Bittencourt Vieira Machado
Autor

Marechal Floriano – 13/05/17


Ferroviários aposentados compartilham experiências sobre a manutenção e vivência em épocas em que a linha férrea que corta Marechal Floriano era ativa:

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- ASCOM PMMF | Arte e vídeos: Elabore

Compartilhar