Inauguração da Sala do Empreendedor oficializa a cooperação entre a Receita Federal e a Prefeitura de Marechal Floriano

Na manhã da última quinta-feira (16) sobreveio a solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor de Marechal Floriano e simultaneamente a assinatura do Termo de Cooperação entre a Receita Federal e a Prefeitura.

Os convidados foram recebidos com um delicioso Coffee Break com produtos selecionados e premiados de empreendedores das Montanhas Capixabas, como cafés especiais, bolos, tortas e biscoitos caseiros.

Diversas autoridades municipais estiveram presentes junto ao prefeito João Carlos Lorenzoni, como o vice-prefeito, João Cabral Rodrigues; o presidente da Câmara, Cezar Ronchi; os vereadores Navar Boeno, Felipe Del Puppo, Renato Werneck, Natalino Bianqui e alguns secretários municipais.

O evento reuniu importantes nomes da Receita Federal do Espírito Santo, entre eles o Dr. Eduardo Augusto Roelke, delegado da Receita Federal e o Dr. Leonildo Soares Júnior, auditor e delegado adjunto da Receita Federal para a assinatura do Termo de Cooperação entre a Receita Federal e a Prefeitura, assim como inaugurar o PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município.

Também se fizeram presentes os profissionais da administração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).  São eles: O Dr. José Eugênio Vieira, diretor de atendimento; Patricia Cangussu, gerente da Unidade Regional Serrana; Renata Braga Rodrigues, gestora estadual do eixo Sala do Empreendedor e os analistas, Vagner Falqueto e Rafaela Caliman.

O que é a sala do empreendedor?

A Sala do Empreendedor é um espaço físico localizado junto da Prefeitura Municipal, onde se consolida e facilita os processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas. Com isso, o espaço se torna um espaço de referência aos empreendedores do município, como uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico, potencializando melhores resultados.

O foco do programa é preparar empreendedores e empresas, agilizar os processos, diminuir a informalidade e aumentar a arrecadação, auxiliando também no desenvolvimento municipal. A oferta do serviço é para todos, ou seja, desde microempreendedor até qualquer porte de faturamento.

Saiba mais sobre o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal – PAV

Com o PAV, o município passa a receber os serviços de atendimento da Receita Federal. O programa é fruto de uma cooperação técnica entre a Receita Federal e a Prefeitura de  Marechal, objetivando facilitar a acessibilidade dos cidadãos aos serviços prestados pela Receita.

Com a cooperação será possível realizar o cadastro de CPF, CNPJ, imóvel rural, obras, CAEPF; emissão de documentos de arrecadação como DARF, GPS e DAS; autoatendimento orientado; cópia de declaração; protocolo de documentos; consulta de pendência fiscal e outros serviços.

“A Sala do Empreendedor garante o apoio aos empreendedores com todas as normas e leis. Nosso objetivo é tornar esta sala um Centro de Referência para os atuais ou futuros empreendedores da região”, disse a Gestora Estadual da Sala do Empreendedor, Renata Braga Rodrigues.

“Gostaria de agradecer a participação de todos nessa solenidade. Nós sabemos da importância que esta sala tem para os empreendimentos do nosso município, isso possibilita ainda mais o nosso desenvolvimento, trazendo qualidade de vida e bem-estar aos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito, João Carlos Lorenzoni.

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF | fotos: Ascom/Elabore