Marechal Floriano vence concurso de Qualidade do Café

É em uma propriedade localizada em Alto Nova Almeida, Marechal Floriano, que o meeiro José Carlos Velten cultiva o melhor café arábica da Região de Montanhas do Espírito Santo. No último sábado (02), ele voltou para casa com um cheque de R$ 30 mil, ao vencer o Prêmio Realcafé / UCC de Qualidade.

No total, foram analisadas 145 amostras de cafés especiais. Destas, 70 foram aprovadas. Após análise dos grãos e das práticas e estruturas utilizadas nas propriedades rurais, 20 produtores foram classificados para a final. E o único representante do município de Marechal Floriano saboreou a vitória durante a cerimônia de premiação, ocorrida na sede da Realcafé, em Viana.
Cerca de 280 pessoas – entre produtores, familiares, especialistas e representantes dos setores público e privado – marcaram presença no evento, um dos mais importantes do setor.

A Realcafé Reserva – uma linha de cafés especiais da Realcafé – vai comercializar o grão do produtor José Carlos Velten. Será uma edição limitada, com o nome dele. O produto irá para as melhores cafeterias e restaurantes do Brasil.

José Carlos Velten cultiva café especial há 12 anos. Durante esse tempo, ele foi se aperfeiçoando e trabalhando com dedicação, para produzir um café com qualidade cada vez melhor. Ele ficou muito emocionado ao ser anunciado o vencedor.

Participaram da cerimônia de premiação o governador Paulo Hartung, o deputado federal Evair de Melo, os produtores Gabriel Kröhling e Edmar Busato – vencedor do concurso em 2015 –, o vereador Ubaldino Saraiva, o engenheiro agrônomo Cesar Kröhling, e o secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein.

O secretário afirmou que, para o próximo ano, o município vai desenvolver um trabalho de melhoramento de qualidade do café. “Temos, hoje, o melhor café do Estado, com quatro premiações nos últimos anos. Esse resultado positivo se deve à organização e ao trabalho desenvolvido pelos produtores. Uma propriedade bem administrada consegue pontuação em organização e estrutura”, explicou.
O prefeito Cacau Lorenzoni parabeniza o produtor José Carlos Velten pela vitória e ressalta que o prêmio é um incentivo para outros cafeicultores do município.
No próximo domingo, dia 10, a TV Gazeta exibe uma reportagem completa sobre a premiação no Jornal do Campo, que vai ao ar no início da manhã.
(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Divulgação)

Compartilhar