Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que caminha para sua 6ª edição, é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo país. É uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Marechal Floriano está participando com oito escolas, com 26 inscrições nas cinco categorias, com destaque para as escolas: EMPEF Morro Baixo, EMPEF Bernardo Leonor Effgen, EMEF José Aloísio Simon, EMEF Jacomo Borgo, EMEF Victor Hugo, EMEF Professor Nicolau Krohling, EEEFM Emilio Oscar Hülle e EEEFM Victório Bravim.

No decorrer da Olimpíada, os professores realizam as oficinas com todos os alunos da turma, a escola organiza a comissão julgadora e seleciona um texto por categoria, utilizando os critérios de avaliação do regulamento. A Secretaria Municipal de Educação e Esportes também organizará a Comissão julgadora para a escolha do texto de cada categoria. Advindos das escolas, que irá para a etapa Estadual.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

“Estamos muito felizes pelo município e pelas escolas participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa 2019. A mobilização e o envolvimento dos professores junto à Olimpíada contribuem sobremaneira para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita de nossos estudantes”, destaca a secretária Municipal de Educação e Esportes, Maria Arlete Novaes Moraes Silva.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano – com informações da Secretaria de Educação e Esportes)

Compartilhar