Outubro inicia com ações de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama em Marechal Floriano

O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha, conhecida como Outubro Rosa, tem o objetivo de compartilhar informações e esclarecer dúvidas sobre o cancer de mama e do colo do útero, assim como apresentar formas de prevenir a doença.

Visando enfatizar a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou ações de conscientização nas Unidades de Saúde municipais. As intervenções foram realizadas através de palestras explicativas sobre as formas de prevenção, sinais e sintomas e também a importância de exames de rotina e do autoexame da mama, assim como a solicitação de mamografia e agendamento de preventivo.

Na terça-feira (03), profissionais de saúde e pacientes da UBS de Santa Maria realizaram uma carreata pela localidade e na quarta-feira (04) a ação da Unidade Cezar Vello Puppin iniciou com uma caminhada pelas ruas da Sede, ambas iniciativas tinham como objetivo a conscientização do Outubro Rosa.

SAIBA MAIS SOBRE O CANCÊR DE MAMA

O câncer de mama é o mais frequente em mulheres brasileiras. O sintoma mais frequente associado a doença é o desenvolvimento de um caroço no seio ou abaixo das axilas, acompanhado de dor ou não. Além disso, a pele da mama pode apresentar aspecto de “casca de laranja”. É importante ressaltar que nem todo caroço representa um cancer de mama, caso sinta algo diferente procure auxílio médico.

O Ministério da Saúde orienta que toda mulher, com 40 anos ou mais, deve procurar um local de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

Aderir a uma alimentação saudável e equilibrada com a ingestão de frutas, legumes e verduras e a prática de atividades físicas também contribuem para prevenção do cancer e de diversas outras doenças.

Mais informações: 3288-2447

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- ASCOM PMMF | informações: Ministério da Saúde