Plano de Vacinação contra o Coronavírus (covid-19) em Marechal Floriano

A Secretaria de Saúde de Marechal Floriano (Semus) elaborou o Plano de Vacinação contra o Coronavírus (covid-19), com as diretrizes gerais da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e as estratégias de vacinação para os grupos prioritários, em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra o Coronavírus, do Ministério da Saúde, com o Plano Operacional da Estratégia de Vacinação contra a COVID-19 no Espírito Santo e com as Resoluções da Comissão Intergestores Bipartite-ES.

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 é ofertar a vacina a toda a população acima de 18 anos, porém, considerando a quantidade existente de vacinas até o momento, foi necessário definir grupos prioritários que compreendem os seguintes critérios: a preservação do funcionamento dos serviços de saúde, a proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, a preservação do funcionamento dos serviços essenciais e a proteção dos indivíduos com maior risco de infecção.

À medida que as doses de vacinas são entregues à Secretaria de Saúde do ES, os grupos prioritários são pactuados pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB-ES) conforme a disponibilidade das doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Assim, até o momento os seguintes grupos foram convocados para receber a vacina:

– Trabalhadores da saúde (públicos e privados);
– Idosos de instituições de longa permanência;
– Idosos acima de 90 anos;
– Idosos acima de 80 anos;
– Idosos entre 75 e 79 anos.

O quantitativo de doses que cada município recebe é definido pelo Ministério da Saúde. No caso da população idosa, a quantidade é definida pelo número de pessoas residente nos municípios, considerando a projeção populacional do IBGE. A quantidade de doses envidadas para os idosos de instituições de longa permanência considera o censo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de 2019. E para o grupo de trabalhadores da saúde, o cálculo considera a estimativa da Campanha de Influenza de 2020 e o banco de dados do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Assim, a quantidade enviada das doses das vacinas é baseada na estimativa populacional de cada grupo prioritário, conforme descrito abaixo:

Estimativa populacional
Trabalhadores da saúde 393
Idosos de instituições de longa permanência 27
Idosos acima de 90 anos 79
Idosos entre 85-89 anos 114
Idosos entre 80-84 anos 197
Idosos entre 75-79 anos 300

Até o dia 15 de março de 2021, Marechal Floriano recebeu 1219 doses das vacinas, sendo 833 destinadas para a primeira dose e 386 para a segunda dose. Considerando os grupos prioritários, as doses estão distribuídas da seguinte forma:

Dose 1 Dose 2
Trabalhadores da saúde 371 280
Idosos de instituições de longa permanência 27 27
Idosos acima de 90 anos 79 79
Idosos entre 85-89 anos 114 0
Idosos entre 80-84 anos 197 0
Idosos entre 75-79 anos 45 0
Total 833 386

A ampliação dos grupos prioritários para a vacinação será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas. Haverá continuidade das fases de vacinação nas quais outros grupos populacionais também estarão contemplados, tais como: pessoas com comorbidades relacionadas no grupo de risco; trabalhadores da educação; trabalhadores dos demais serviços essenciais (forças de segurança e salvamento e do sistema de privação de liberdade, dentre outros); população privada de liberdade; pessoas em situação de rua; dentre outros.

A SEMUS pede para que toda a população mantenha as medidas de prevenção contra o Coronavírus amplamente divulgadas, como: usar máscaras, evitar aglomerações, manter o distanciamento e reforçar as medidas de higiene.

PÁGINA VACINÔMETRO

(Responsável: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-informações: SEMUS)