Plataforma de Licenciamento Ambiental Online já está disponível para acesso

Na manhã desta quarta-feira (20), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semearh) inaugurou a plataforma online de Licenciamento Ambiental. A nova e inovadora ferramenta vai possibilitar a abertura de processos, acompanhamento de protocolos e obtenção de documentos de forma completamente digital, promovendo maior agilidade para os cidadãos, excluindo a necessidade de locomoção até os órgão públicos.

Com o novo sistema implantado vai ser possível reduzir o tempo de resposta ao contribuinte pela metade, atendendo a uma demanda maior de licenciamentos, processos e documentações em tempo hábil. Através da plataforma também é possível realizar o acompanhamento de condicionantes e cobranças.

A partir de hoje, a população já pode acessar a nova plataforma e fazer os requerimentos no site oficial da Prefeitura de Marechal Floriano, acessando a aba Meio Ambiente, escolhendo a opção Licenciamento Ambiental Online e prosseguir com o cadastro, que é fácil e rápido, dispondo de passo a passo. Também pode ser acessado através do link: https://gpi01.cloud.el.com.br/ServerExec/acessoBase/?idPortal=4aa5db23-6dd7-42c6-9ede-1a14e90d7e94

Estiveram presentes o prefeito, João Carlos Lorenzoni; o procurador-geral do município, Dr Douglas Marchiori; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier; o secretário de Administração, Osvaldo Kiefer; a secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Eliete Wassem; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Antônio Carlos Malini; e os vereadores Felipe Delpuppo e José Rodolfo Krohling, além de outras autoridades municipais e servidores públicos.

“Esse dia é esperado a muito tempo. Nossa gestão prima pela agilidade nos processos. Parabéns a todos os idealizadores do projeto, em exclusivo ao secretário Juarez, com sua excelente gestão da SEMEARH. Estou muito satisfeito com a implantação desse sistema, que facilita o processo para os cidadãos, tornando possível o pedido de solicitação de licenciamento no conforto do próprio lar. Nosso objetivo é continuar progredindo, evoluindo cada vez mais”, disse o prefeito, João Carlos Lorenzoni.

“Gostaria de agradecer a todos os servidores do município. Hoje inauguramos um sistema moderno e eficiente, que vai trazer agilidade e comodidade aos nossos cidadãos. O novo sistema de licenciamento online vai agilizar as vistorias e fiscalizações, trazendo um retorno mais rápido a todos. Poucos estados possuem esse sistema de aperfeiçoamento e tenho certeza que esse é mais um avanço para a Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier.

Como funciona o licenciamento digital?
Ao entrar no site, o solicitador deverá cadastrar o pedido na plataforma, disponibilizando os documentos necessários. Após isso, a Secretaria vai realizar a conferência e homologação dos pedidos, posteriormente será emitida a taxa de licenciamento. Após emitida a guia DAM, o consultor recebe instantaneamente no e-mail e pode realizar o pagamento. Por fim, após o pagamento, o requerente deve inserir o comprovante no sistema e o processo será analisado pela equipe da SEMEARH.

Caso o licenciamento seja aprovado, será conduzida a vistoria por um técnico, o qual vai anexar o parecer técnico apresentando as constatações no sistema, proporcionando a emissão da licença. Após essa etapa, o consultor pode emitir a licença na plataforma digital.

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF | mídia: ASCOM