Prefeitura de Marechal Floriano lança Projeto “Água é Vida” destinado a Educação Infantil

A Prefeitura através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação lançou um novo projeto para a Educação Infantil Municipal em Marechal Floriano.  O programa enfatiza o tema  “Água é Vida”.

O objetivo é evidenciar a importância da água para as crianças, bem como apresentar as diferentes formas de uso e seus estados físicos, as formas de poluição e  preservação dos recursos hídricos, além de estudar  sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na Terra.

As secretarias visam conscientizar as crianças em relação a preservação da água, apresentando o consumo consciente e a sua importância para a manutenção da vida e história. Contribuindo assim com a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da drástica realidade acometida pela poluição e a escassez de água.

O projeto teve início no dia 22 de março, considerado o “Dia Mundial da Água” e permanece durante todo o ano letivo, sendo ofertado inicialmente para as turmas do Maternal, Pré I e Pré II ( crianças de 3 a 6 anos) do Centro Municipal de Educação Infantil “Vovó Fernandina”.

A equipe técnica de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semearh) junto ao secretário de Meio Ambiente, Juarez José Xavier e a pedagoga da SEMEARH,  Sayonara Ramos das Neves estão a frente do projeto, com o intuito de interagir e ensinar ainda mais as crianças.

Confira abaixo as principais estratégias que serão aplicadas:
– Canto de músicas para envolver as crianças na temática: “chuva,chuvisco,chuvarada” do Cocoricó / “A água de Aline Barros;
– Momentos de conversa com os alunos sobre a importância da água para o organismo e o cotidiano;
– Abordagem de  temas como: Qual a importância da água? Fazendo a interação através da opinião de cada aluno sobre a temática;
–  Contagem da história de Bia Bedran: “A nuvenzinha triste”;
– Apresentação do ciclo da água através da história de Mario Rodrigues “Pingo de Chuva”.

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF | imagens: divulgação

Compartilhar