Primeiro caso de Coronavírus é confirmado em Marechal Floriano

O primeiro caso de paciente com Coronavírus (Covid-19) de Marechal Floriano, foi confirmado nesta sexta-feira (24), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trata-se de uma criança de 2 anos do sexo feminino, moradora da Sede, a menina está estável, assintomática e em Isolamento Social.

A criança e a família estão sendo monitoradas continuamente pela Vigilância Epidemiológica da cidade. O teste foi feito por toda a família em um Laboratório particular da Grande Vitória, e não passou pelo Sistema de Saúde do município. Entretanto somente a menina testou positivo para a COVID-19.

Constam no boletim 10 notificações, que são os oito casos descartados, um caso em investigação e um caso confirmado até o momento no município.

No Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, 48 pessoas que adquiriram o Coronavírus já morreram. Há 1.585 casos confirmados. Destes, 400 pacientes já estão curados. O município de Alfredo Chaves lidera o número de pacientes com COVID-19 na Região Serrana, com 16 casos confirmados.

“É com muita tristeza que Marechal Floriano confirma o primeiro caso de Coronavírus, por isso venho pedir aos cidadãos para redobrar os cuidados, usando máscaras, álcool em gel e só sair de casa em extrema necessidade. O meu apelo como secretária de Saúde é que a população tenha consciência e não se aglomere, para assim proteger aos nossos familiares, amigos e todos os moradores do município.” Esse foi o apelo da secretária de Saúde de Marechal Floriano, Maria Arlete Novaes Moraes Silva.

Com a confirmação do primeiro caso é fundamental seguir as orientações do Ministério da Saúde, como:

-Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel

-Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar

-Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença

-Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | Imagem: Divulgação | Arte: Elabore)