Saiba como Evitar a Reprodução dos Mosquitos nesse Carnaval

O Carnaval é um período anual de confraternização e diversão que movimenta muitas pessoas ao longo de todo o Brasil. Com o feriado prolongado, a rotina de trabalho é interrompida para passar maior tempo com a família e os amigos.

Mas, não há apenas folia e recreação no carnaval. Nesse período de intenso calor, existe elevado risco de aumento da infestação pelo mosquito Aedes aegypti, que procura por água parada para sua reprodução.

Pesquisas indicam que 80% dos focos de mosquito estão no interior das casas. É possível dizer que esse número tende a aumentar se forem considerados também os quintais nessa equação.

Portanto, está ao alcance de todos, em seus lares, garantir que não exista nada além de alegria nesse carnaval.

10 minutos é o tempo necessário para evitar criadouros de mosquito. Você não pode ficar de fora dessa!

Não deixe que a Dengue, a Zika e a Chikungunya estraguem o carnaval para sua família, amigos e vizinhos.

SAIBA COMO EVITAR CRIADOUROS DE MOSQUITO

Já que os principais focos estão no interior das casas, fique atento:

• Remova água dos pratinhos de plantas
  • Tire água das bromélias e deixe-as em local coberto
  • Lave o recipiente de água de animais domésticos
  • Seque o reservatório de água atrás da geladeira
  • Se tiver ar-condicionado, não deixe de conferir se há água parada
  • Adicione cloro nos ralos e sanitários que não são usados

Também é importante dar atenção ao exterior da casa:

• Cuidado com água em baldes, pneus, tonéis e piscinas
  • Se possuir calha, verifique se há adequada vazão de água
  • Remova folhas do quintal, lonas e tudo o mais que possa acumular água
  • Não deixe destampada a caixa de água. Instale uma tela, se necessário, para impedir acesso do mosquito
  • Guarde corretamente o lixo e descarte apenas em locais autorizados pela Prefeitura

Em caso de viagens que durem mais que 07 dias fora de casa, peça a um amigo ou vizinho de sua confiança para verificar esses detalhes para você.

Revisão de texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano