Secretaria de Saúde reforça a Campanha Anti- tabagismo mediante o Coronavírus (Covid-19)

Neste ano, diante do cenário de saúde atual, em razão da pandemia do novo Coronavírus, que representa uma das maiores crises globais dos últimos tempos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) enfatiza o enfrentamento ao tabagismo, pois, o uso de cigarros causa um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o que consequentemente aumenta o risco de desenvolvimento de sintomas graves da doença.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, além de também ser considerado pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fumantes podem ser mais vulneráveis à infecção pela COVID-19, pois o ato de fumar ocasiona um contato frequente dos dedos com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus pela boca.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos. Além disso, causa diferentes tipos de inflamação e prejudica a defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.

Ademais, os fumantes são acometidos com mais frequência por infecções como sinusite, tuberculose e pneumonia, além de ser considerado a principal causa da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A Secretaria de Saúde disponibiliza um canal de teleatendimento para auxiliar os cidadãos que desejam parar de fumar, basta somente ligar para o número (27) 999834850, ou procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Deixando de fumar você conquista mais saúde e vida!!!

(Texto: Trícia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | Informações: INCA, SEMUS | Arte:Elabore)