X Exposição de Orquídeas encanta visitantes em Santa Maria de Marechal

abertura oficial da exposição, com a presença do vice-prefeito, Júnior Lovatti; do secretário Municipal de Agricultura, Sérgio Stein; e dos vereadores Cezar RonchiA 10ª edição da Exposição de Orquídeas de Marechal Floriano deixou no ar um delicioso perfume e fez mais colorido o final de semana das centenas de visitantes que passaram pelo evento, realizado nos dias 13, 14 e 15.

A exposição foi montada no Ginásio de Esportes Miguel Kröhling, anexo à EMEF Professor Nicolau Kröhling. Na sexta-feira, a partir das 16 horas, aconteceu o julgamento técnico das plantas da exposição, com a premiação das orquídeas.

Às 19 horas, foi realizada a abertura oficial da exposição, com a presença do vice-prefeito, Júnior Lovatti; do secretário Municipal de Agricultura, Sérgio Stein; e dos vereadores Cezar Ronchi e José Rodolfo Kröhling.

Um dos organizadores da exposição, o engenheiro florestal Fábio Tesch, ressaltou que um dos destaques deste ano foi a espécie Cattleya Schileriana, a preferida dos colecionadores do município.

grupo de Dança Alemã Kindertanz – categoria MirimNa abertura, o grupo de Dança Alemã Kindertanz – categoria Mirim, de Santa Maria de Marechal, abrilhantou o evento com uma graciosa apresentação.

Durante a exposição, centenas de mudas e plantas floridas foram colocadas à venda. Também foi montado um estande com o Bauernmalerei – a Pintura Campestre Alemã – que é Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano. Os trabalhos  são realizados pelo grupo de Santa Maria de Marechal, distrito colonizado por alemães.  Outros tipos de artesanato, como bordados, tapetes, artesanato em fibra de taboa e peças feitas com pés de café estavam à venda no local.

Passaram pela exposição visitantes da Grande Vitória, de municípios vizinhos como Alfredo Chaves, Domingos Martins e Afonso Cláudio, de Marataízes, e até turistas de fora do Estado, vindos especialmente do Rio de Janeiro para apreciar as orquídeas de Marechal Floriano.

Fábio Tesch, que possui inúmeras premiações na área, ressalta que Marechal Floriano tem o título de “Cidade das Orquídeas”, e a exposição é uma forma de apoiar e mostrar o trabalho dos produtores do município.

A Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria de Municipal de Cultura e Turismo, apoiou a X Exposição de Orquídeas de Marechal Floriano. A secretária Maria Goretti Gerardt  visitou a exposição e frisou que as plantas estão cada vez mais belas a cada ano que passa.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)