Caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

ilustracao por Fábio Guilherme Kuhn e Luana Reboli Bernardes tema Abuso e Exploracao Sexual No próximo dia 17 (quinta-feira), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realiza uma caminhada para lembrar a data de 18 de Maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada sairá da Associação Pestalozzi às 8 horas e seguirá até a Praça José Henrique Pereira, no centro.

Em todo o Brasil, no mês de maio, acontecem centenas de ações e campanhas voltadas ao tema do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Devido à morte da menina Araceli Cabrera Crespo, em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, a data passou a ser um lembrete para que a sociedade fique atenta às questões de violência na infância. Por isso, a partir do ano 2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes.

Araceli tinha oito anos quando desapareceu em Vitória, após sair da escola, na Praia do Canto. O corpo dela foi encontrado no dia 24 de maio de 1973, em uma mata localizada atrás do Hospital Infantil. O assassinato da menina ainda hoje é cercado de mistérios. O crime completa 45 anos no próximo dia 18.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Ilustrações: Fábio Guilherme Kuhn e Luana Reboli Bernardes – vice-campeões do Concurso de Desenhos e Frases sobre o tema)