Marechal Floriano contabiliza oito casos confirmados de Coronavírus (COVID-19)

Marechal Floriano teve seu oitavo caso de Covid-19 confirmado na noite do último sábado (02). Com isso, o município soma oito casos em nove dias, depois de anunciado o primeiro caso. O boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz oito casos confirmados, de um total de 26 casos notificados, além de 05 casos suspeitos aguardando resultado e outros 13 descartados por laboratório.

Segundo a Sesa o local mais afetado é a sede, com 4 casos e depois vêm Boa Esperança, área rural com 3 casos e o bairro Santa Rita, com 1 caso, destes são 6 pacientes do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Todos foram testados em laboratório particular da Grande Vitória e não passaram pelo Sistema de Saúde municipal.

O município não tem pacientes contaminados pelo Coronavírus internados.

Todos os casos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal e aqueles que não estão internados se encontram em isolamento social, em suas residências.

O Mapa de Gestão de Risco, feito pelo Governo do Estado, estabelece medidas qualificadas em cada município na prevenção à Covid-19, no momento, Marechal Floriano está classificado como Risco Moderado. Com isso, o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e nas ruas é OBRIGATÓRIO.

O comércio de Marechal Floriano está parcialmente reaberto através de DECRETO. Entretanto para evitar a concentração de pessoas a prefeitura lançou o” Disk Aglomeração”. O objetivo deste canal é de que os próprios cidadãos apontem os locais onde não há respeito pelas regras de distanciamento social, que é fundamental nesse momento para evitar a transmissão do Coronavírus (COVID – 19). O Número para realizar a denúncia é o (27) 98849-3772 ( e caso não consiga denunciar, ligue diretamente ao 190.

A secretaria do município recomenda à população, que antes de comparecer nas Unidades de Saúde, ligue para o atendimento remoto para esclarecer às dúvidas e evitar aglomeração, a ferramenta, irá atender das 08h às 21h. O objetivo é tirar dúvidas principalmente sobre o novo Coronavírus dar orientações, conversar com essas pessoas e aliviar o sentimento de solidão provocado pela quarentena. O número é o (27) 999645822.

Com a confirmação de mais casos é fundamental seguir as orientações do Ministério da Saúde, como:

-Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel

-Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar

-Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença

-Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano com informações da SESA-arte:Elabore)