Prefeitura oferece Programa de Combate ao Tabagismo gratuitamente

Na noite dessa quinta-feira (11), o Programa de Tratamento de Tabagismo recebeu um grupo de pessoas para a primeira sessão de tratamento do ano, oferecida pela Rede Municipal de Saúde de Marechal Floriano aos fumantes, no auditório do Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, que funciona com grupos noturnos e diurnos na sede.

As sessões acontecem em grupos, que são formados após levantamento feito por agentes de saúde nas comunidades. A partir daí, formam-se grupos de 10 a 12 pessoas. Esse é um critério do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para que seja realizado o trabalho em pequenos grupos, tendo, assim, um melhor resultado.

O Tratamento Cognitivo Comportamental é uma abordagem para trabalhar o pensamento, para modificar o comportamento e estilo de vida, trata-se de um trabalho mental (são as sessões estruturadas). “Trabalhamos em equipe multidisciplinar para atender as pessoas que desejam parar de fumar, seguido de técnicas de relaxamento, acompanhado de um manual com quatro volumes. Para finalizar, são distribuídas medicações de acordo com a saúde e modo de vida de cada paciente”, evidenciou a coordenadora do Programa, Angélica Rossini. O secretário municipal de Saúde, Fernando de Mello, considera essa campanha muito importante, já que o cigarro é o responsável por diversos males que acometem a população mundial, sendo a causa de muitas mortes.

As inscrições são realizadas na Unidade de Saúde Cezar Vello Pupin, e no interior a inscrição é feita na Unidade de Saúde local.

Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro e outros produtos derivados de tabaco?

O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses). Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo. https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quais-sao-doencas-causadas-pelo-uso-cigarro-e-outros-produtos-derivados-tabaco

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano/ Fotos: Secretaria Municipal de Saúde)