Projeto leva crianças do Cemei Maria Knidel Lube a viajar pelo mundo da literatura

Um projeto desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil Maria Knidel Lube, em Santa Maria de Marechal, levou dezenas de crianças a viajar pelo mundo encantado da literatura.

O objetivo principal foi estimular o gosto pela leitura, aumentar o vocabulário aprendendo palavras novas, e explorar algumas fábulas para motivar, respeitar, ajudar, bem como aprender a prestar atenção, compreender e recontar as histórias.

Além dos trabalhos realizados em sala de aula, as famílias dos estudantes também puderam sentir o gostinho da leitura. Semanalmente, a escola enviou para casa dos alunos as “Bolsas de Leitura”, ajudando a incentivar as crianças e familiares a gostar de ler. Esse tipo de ação fortalece o vínculo com a criança, melhorando a atenção, a concentração, a memória e o raciocínio.

O projeto ajuda a estimular a curiosidade, a imaginação, a criatividade e auxilia a lidar com os sentimentos e emoções. “Orientamos os pais para que o momento da leitura seja prazeroso para a criança. Pedimos que eles estimulem os filhos a ler”, ressaltou a diretora Olineide Cecília Stein Coimbra.

Para finalizar o projeto, a escola programou uma manhã de apresentações com as turminhas. O Maternal 1 apresentou o “O Sítio do Seu Lobato”, que trata de um lugar aconchegante, onde as crianças aprendem que podem viver bem com vários animais.

As turmas Maternal 2 e 3 apresentaram a peça “O Jardim de Ceci, que fala sobre os cuidados com o meio ambiente e a ajuda mútua. Já os alunos do Pré 1 A e B  contaram a fábula de Chapeuzinho Vermelho, levando a mensagem de obediência e solidariedade com os mais velhos.

O Pré II apresentou “O Pano Encantado”, ajudando as crianças a usar a imaginação para transformar um pano em várias coisas, desenvolvendo a criatividade. Outra turma de Pré fechou a manhã com o “Grande Rabanete”, levando a bonita mensagem de que “a união faz a força”.

Após as apresentações, foi servido um lanche compartilhado, com momentos de confraternização entre alunos, escola e familiares.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações e fotos do Cemei Maria Knidel Lube)