Secretaria de Saúde e o Hemocentro do Espírito Santo irão promover a campanha “Doe Sangue e Compartilhe” em Marechal Floriano

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o apoio do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), irá realizar a campanha “Doe Sangue e Compartilhe”, em Marechal Floriano.

A campanha vai ser realizada no dia 01 de outubro, no interior de um ônibus do Hemoes, que estará instalado na Rua Belarmino Pinto, em frente à Quadra de Esportes “Centro Educacional Esportivo Paulo Antônio Lorenzoni”, de 07:00h ás 13:00h.

As coletas de sangue e medula óssea serão por agendamento, os voluntários para doação deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone: (27) 3288-2447, de 08:00h ás 11:00h e 12:00h as 17:00h para agendar.

Para doar sangue, é necessário seguir as recomendações citadas abaixo:
Condições básicas para doar sangue:
· Estar em boas condições de saúde;
· Ter entre 16 e 69 anos;
· Apresentar documento oficial com foto ou cópia autenticada em cartório;
· Pesar acima de 50 kg.

Obs.: Entre 16 e 17 anos, é necessário apresentar autorização formal e documento oficial do responsável legal.

Recomendações para o dia da doação:
· Não doar sangue em jejum;
· Estar hidratado;
· Dormir bem na noite anterior à doação;
· Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes;
· Evitar fumar 02 horas antes;
· Consumir alimentos leves (sem gordura) no dia da doação.

Quem não pode doar:
· Quem teve hepatite após os 11 anos de idade;
· Mulheres grávidas ou que estiverem amamentando;
· Pessoas que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.

Outras informações:
· Quem teve COVID-19 deverá aguardar 30 dias após a cura para doar;
· Quem realizou os exames de Endoscopia e Colonoscopia deverá aguardar 06 meses após o procedimento para doar;
· Quem realizou tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing deverá aguardar 12 meses após o procedimento para doar.

Cuidados após a doação:
· Beber bastante líquido no decorrer do dia;
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
· Não fumar nas primeiras 02 horas após a doação;
· Evitar esforço físico com o braço onde foi realizada a coleta;
· Não praticar esportes radicais ou atividades de risco.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-informações: SEMUS | Arte&Design:Elabore)