Secretaria de Saúde realiza dia “D” do Dezembro Laranja na UBS Santa Rita

Na noite de ontem (28), a Prefeitura de Marechal Floriano através da Secretaria de Saúde (Semus), realizou o dia “D” do Dezembro Laranja: mês de prevenção ao Câncer de Pele.

Durante a ação, os profissionais de saúde ministraram palestras educativas informando sobre os sintomas do câncer de pele, formas de prevenção e diagnóstico. Ademais, os médicos examinaram os pacientes para realizar o encaminhamento para o dermatologista ou cirurgiões (pequenas cirurgias), caso houvesse necessidade.

Na ocasião houve a distribuição de protetor solar e bonés para os pacientes da UBS Santa Rita, seguido de um delicioso lanche organizado pela equipe da Unidade de Saúde.

Sintomas – Manchas na pele, pintas ou sinais que coçam, ardem, descamam ou sangram e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

Diagnóstico: Ao observar algumas das alterações acima, é muito importante procurar o serviço de saúde. Onde será realizado exame clínico e investigação diagnóstica. Ficar atento ao próprio corpo e acompanhar o aparecimento ou crescimento de pintas e sinais na pele podem ajudar no diagnóstico precoce.

Prevenção:
· Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
· Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “a prova d’água” devem ser reaplicados.
É importante ressaltar que, se diagnosticado no início, o câncer de pele tem 90% de cura. Por isso, é importante estar atento ao aparecimento de novas pintas e transformações nas já existentes.

Cuide-se, proteja-se!

Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich-ASCOM PMMF | fotos: divulgação

Compartilhar