Segundo o Boletim da última quinta-feira (07), Marechal Floriano contabiliza onze casos confirmados e um caso curado de Coronavírus (Covid-19)

Marechal Floriano teve seu 11° caso de Covid-19 confirmado na tarde da última quarta-feira (06). Com isso, o município soma onze casos em 14 dias, depois de anunciado o primeiro caso. O boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz 11 casos confirmados, de um total de 43 casos notificados, além de 15 casos suspeitos aguardando resultado, 17 descartados por laboratório e 1 caso curado.

Segundo a Sesa o local mais afetado é a sede, com 5 casos e depois vêm Boa Esperança, área rural com 3 casos, bairro Santa Rita com 1 caso, Estrada Caracol com 1 caso e Vila das Orquídeas com 1 caso, destes são 9 pacientes do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Todos foram testados em laboratório particular da Grande Vitória e não passaram pelo Sistema de Saúde municipal.

A primeira paciente diagnosticada com a COVID-19 está curada. Trata-se de uma criança de 0 a 4 anos que estava em Isolamento Domiciliar.

O município não tem pacientes contaminados pelo Coronavírus internados.

Todos os casos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal e se encontram em isolamento social, em suas residências.

Segundo a secretaria de Saúde, Maria Arlete Novaes Moraes Silva, os 11 casos confirmados estão sendo assistidos pela vigilância epidemiológica com muito cuidado e assim começam a ter bons resultados, como todos assintomáticos e um caso curado.  “Eu reforço o apelo, para que a população fique em casa e só saia de suas residências em extrema necessidade e faça o uso correto de máscaras, para que o número de casos não cresça é fundamental que a população cumpra o isolamento social, os nossos números dependem unicamente disso”

O Mapa de Gestão de Risco, feito pelo Governo do Estado, estabelece medidas qualificadas em cada município na prevenção à Covid-19, no momento, Marechal Floriano está classificado como Risco Moderado. Com isso, o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e nas ruas é OBRIGATÓRIO.

O comércio de Marechal Floriano está parcialmente reaberto através de DECRETO. Entretanto para evitar a concentração de pessoas a prefeitura lançou o” Disk Aglomeração”. O objetivo deste canal é de que os próprios cidadãos apontem os locais onde não há respeito pelas regras de distanciamento social, que é fundamental nesse momento para evitar a transmissão do Coronavírus (COVID – 19). O Número para realizar a denúncia é o (27) 98849-3772 (e caso não consiga contato, ligue diretamente ao 190.

A secretaria do município recomenda à população, que antes de comparecer nas Unidades de Saúde, ligue para o atendimento remoto para esclarecer às dúvidas e evitar aglomeração, a ferramenta, irá atender das 08h às 21h. O objetivo é tirar dúvidas principalmente sobre o novo Coronavírus dar orientações, conversar com essas pessoas e aliviar o sentimento de solidão provocado pela quarentena. O número é o (27) 999645822.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano com informações da SESA | Artes:Elabore)