Veja o que é permitido e o que é proibido na hora de votar

Eleições 2020 acontecem neste domingo (15), onde mais de 147 milhões de brasileiros poderão votar para prefeito e vereadores em 5.568 municípios. Como ao contrário dos Estados Unidos, a votação no Brasil se da eletronicamente, a apuração não demora a começar, e muitos resultados poderão ser conhecidos ainda no domingo.

Para auxiliar o eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) selecionou as informações mais importantes para fácil acesso.

* Dia e horário das eleições:
7h às 17h. Sempre no horário local, não deixe para última hora. Respeite o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos.

* Cuidados antes de sair de casa:
Se estiver com febre ou tiver tido Covid-19 nos 14 dias antes da votação fique em casa, confirme o local de votação e seção, pode ter ocorrido mudança! Saia de casa com a máscara o uso é obrigatório em todas as seções. Se possível leve sua própria caneta assim você pode evitar contato com objetos. Não esqueça a “cola” com os números dos candidatos para votar mais rápido. Se possível não leve crianças e acompanhantes.

* Cuidados no local de votação:
Mantenha a distância mínima de 1 metro. Evite cumprimentos, abraços e apertos de mão, não toque no rosto. É proibido uso de celular dentro da cabine de votação para proteger o sigilo do voto, selfies são proibidas. Lembre-se da ordem, primeiro vote em vereadora/vereador (cinco dígitos) e confirme. Depois escolha prefeita/prefeito (dois dígitos) confirme.

* Passo a passo do voto:
Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa, mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário. Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme quem é você. Guarde seu documento, limpe as mãos com álcool gel, assine o caderno de votação e quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação.

* Para justificar ausência:
Se estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição, justifique pelo celular, baixe o E-TITULO. É possível justificar em até 60 dias após cada turno apresentando documentos que comprovem o motivo da falta (atestado médico, por exemplo), faça no APP, no site (www.justifica.tse.jus.br)

* Plano de segurança sanitária:
Todas as regras para o dia da eleição foram estabelecidas por médicos dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein e da Fiocruz.

(Responsável: Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano-https://www.justicaeleitoral.jus.br/dicas-ao-eleitor/)