Comemorações de fim de ano em meio à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19)

Em 2020 as comemorações de natal e ano novo serão diferentes, em razão das medidas de distanciamento social e afastamento de aglomerações, impostas pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que familiares e amigos não se encontrem neste ano, a opção mais segura seria não realizar as tradicionais celebrações familiares.

Isso vale especialmente para núcleos familiares que não moram na mesma casa. Para famílias que já estão em convívio diário, a confraternização pode ser realizada seguindo os cuidados de higienização ao voltar da rua. No entanto, se a confraternização reunir vários grupos da família, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente se pessoas do grupo de risco estiverem no mesmo local.

. Os principais cuidados, devem ser:

•  No máximo seis pessoas no mesmo local;
  •  Uso correto de máscara;
  • Distanciamento de 1,5 metros a 2 metros;
  •  Pessoas com sintomas de Covid-19 não devem participar
  • Local arejado ou, de preferência, em um quintal ou varanda;

A troca de afeto por meio de beijos ou abraços, não é recomendada. Caso sejam trocados com familiares que fazem parte do convívio diário, os riscos são menores. O ideal é evitar os atos com pessoas “de fora” do convívio.

Além disso, é extremamente importante que a comemoração dure menos tempo que o habitual, pois quanto menor o tempo, menor a chance de contaminação caso alguém esteja com Covid-19.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-informações: OMS, Ministério da Saúde | Imagem divulgação: Internet)