Orientações à população

1. O QUE É O CORONAVÍRUS?

O coronavírus causa uma doença chamada COVID–19. É um vírus que causa infecções respiratórias. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de COVID-19. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE ALGUÉM INFECTADO COM COVID-19?

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Se apresentar esses sintomas, procure o seu serviço de saúde de referência. Após o exame pelo profissional de saúde, se for constatado quadro leve, o paciente deve receber o atestado médico e permanecer em casa por 14 dias.

O Ministério da Saúde disponibilizou o TeleSUS, um canal de atendimento para tirar dúvidas e avaliação dos casos que pode ser acessado no site saúde.gov.br, ou ligue para o 136. Esse é o número do atendimento telefônico gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) e fornece informações e orientações de saúde ao cidadão.

A Secretaria de Saúde também disponibilizou um canal exclusivo para dúvidas e orientações pelo telefone (27) 99964-5822 das 08h às 21h com a Dra. Glaucia Maria Coelho Gomes.

QUEM ESTÁ EM RISCO DE DESENVOLVER DOENÇAS GRAVES?

As informações disponíveis atualmente apontam que o vírus pode causar sintomas leves e semelhantes aos da gripe, além de doenças mais graves. Pessoas idosas e com condições de saúde pré-existentes (como doenças cardíacas, doenças pulmonares, doenças renais, câncer, diabetes, obesidade e imunodeprimidos) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

3. OS CORONAVÍRUS PODEM SER TRANSMITIDOS DE PESSOA PARA PESSOA?

A transmissão acontece de pessoa uma pessoa doente para outra, por contato próximo em casa, no local de trabalho ou em um centro de saúde, por meio de:

O vírus causador da COVID-19 pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos – como mesas ou telefones. As pessoas também podem pegar COVID-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com COVID-19 que tosse ou espirra. É por isso que é importante ficar a mais de 1 metro (3 pés) de uma pessoa doente.

QUAL O PERÍODO DE INCUBAÇÃO DO VÍRUS CAUSADOR DA COVID-19?

O período de incubação é o tempo entre ser infectado pelo vírus e o início dos sintomas da doença. O período médio de incubação por coronavírus é de 05 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV-2 é em média de 07 dias após o início dos sintomas.

É POSSÍVEL PEGAR COVID-19 DE UMA PESSOA QUE NÃO APRESENTA SINTOMAS?

A principal maneira pela qual a doença se espalha é através de gotículas respiratórias expelidas por alguém que está tossindo. Muitas pessoas com COVID-19 têm apenas sintomas leves – particularmente nos estágios iniciais da doença. Portanto, é possível pegar COVID-19 de alguém que tenha, por exemplo, apenas uma tosse leve e não se sinta mal.

No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

QUANTO TEMPO O VÍRUS SOBREVIVE EM SUPERFÍCIES?

Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa a COVID-19 sobrevive em superfícies, mas ele parece se comportar como outros coronavírus. Uma série de estudos aponta que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus que causa COVID-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar conforme diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente).

Se você acha que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfetante simples para matar o vírus e proteger a si e aos outros. Limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

4. O QUE POSSO FAZER PARA ME PROTEGER E EVITAR TRANSMITIR PARA OUTRAS PESSOAS?

A maioria das pessoas infectadas experimenta uma doença leve e se recupera, mas pode ser mais grave para outras pessoas. Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos a respeito da COVID-19 e siga as recomendações de prevenção:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Mantenha uma boa higiene respiratória

Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.

Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Mantenha-se saudável, alimente-se bem e pratique exercícios físicos regularmente em locais abertos e arejados.

Não frequente locais com aglomerações ou alta circulação de pessoas, como eventos, cinemas e shoppings.

5. JÁ EXISTE TRATAMENTO CONTRA O CORONAVÍRUS?

Não. Os médicos tratam os sintomas para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto. Nos casos de maior gravidade com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e ventilação mecânica podem ser necessários.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos:

  • Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.
  • Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor do que 93% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave

O profissional de saúde poderá solicitar exames para avaliar a presença do vírus no paciente. Atualmente, está disponível no Brasil os seguintes métodos:

  • Teste laboratorial: consiste na coleta de material da mucosa respiratória para a identificação do vírus por meio das técnicas de RT-PCR em tempo real e sequenciamento parcial ou total do genoma viral. Esse teste deve ser realizado entre o 4º e o 7º dia a partir do início dos sintomas.
  • Teste sorológico (teste rápido): a identificação do vírus é realizada por meio da detecção de anticorpos IgM e IgG utilizando amostras de soro, plasma ou sangue capilar/venoso. Esse teste deve ser realizado a partir do 8º dia do início dos sintomas, considerando o mínimo de 72 horas após o desaparecimento dos sintomas.

O diagnóstico da COVID-19 também pode ser realizado a partir de critérios clínico-epidemiológicos como: histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e que apresente febre ou pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato.

QUAL O PÚBLICO ALVO PARA A COLETA DO EXAME?

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde do ES definiram população alvo para a coleta de amostras para investigação. Fazem parte desse grupo:

  • Pessoas com síndrome respiratória aguda grave (em qualquer idade);
  • Casos suspeitos, com ou sem febre, nas seguintes categorias:
    • Hospitalizados
    • Trabalhadores da saúde
    • Profissionais das forças de segurança
    • Pessoas acima de 60 anos que apresentem condições de risco pré-existentes
    • Idosos em instituições de longa permanência
  • Casos suspeitos com febre aferida nas seguintes categorias:
    • Pessoas entre 45 e 59 anos, que apresentem condições de risco pré-existentes
    • Grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal)
    • População indígena aldeada
    • Privados de liberdade.

6. ESTOU COM SINTOMAS DE GRIPE, O QUE DEVO FAZER?

Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações para o isolamento domiciliar, utilize máscara o tempo todo e mantenha a higienização constante das mãos. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

ESTOU COM CORONAVÍRUS. O QUE DEVO FAZER?

Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19 mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, e siga as seguintes recomendações:

Fique em isolamento domiciliar.

Utilize máscara o tempo todo.

Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.

Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

O lixo produzido precisa ser separado e descartado.

Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.

Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

HÁ UM CASO DE CORONAVÍRUS CONFIRMADO NA MINHA CASA. COMO FAZER O ISOLAMENTO DOMICILIAR?

Pessoas com diagnóstico confirmado de coronavírus precisam ficar em isolamento domiciliar.

Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.

Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

Veja como proteger sua família:

A distância mínima entre o paciente e os demais moradores é de 1 metro.

No quarto usado para o isolamento, mantenha as janelas abertas para circulação do ar, a porta fechada durante todo o isolamento e limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

O lixo produzido pelo paciente contaminado precisa ser separado e descartado.

Toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos usados pelo paciente.

Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados. Os móveis da casa precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

QUANDO DEVO USAR MÁSCARAS?

Use máscara se estiver tossindo ou espirrando para evitar transmitir vírus para outras pessoas. As máscaras são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel 70%. Recomenda-se o uso de máscaras cirúrgicas e estas devem ser descartadas após o uso e lavar imediatamente as mãos. Máscaras caseiras devem ser trocadas quando úmidas ou sujas e devem ser higienizadas com água e sabão ou em solução de hipoclorito a 1%.

Em todas as situações recomendadas, utilize a máscara do tipo cirúrgico. A máscara N95 é de uso dos profissionais de saúde e é fundamental para sua proteção. Há risco de faltar, caso a população compre também.

7. POSSO FREQUENTAR ESTÁDIOS, TEATROS, SHOPPINGS, SHOWS, CINEMAS E IGREJAS?

Não é recomendado, principalmente para quem tem mais de 60 anos, alguma doença crônica ou sintomas de doenças respiratórias.

8. TENHO UMA EMPRESA. O QUE DEVO FAZER?

Disponibilize locais para lavar as mãos com frequência, dispensadores com álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.

Amplie a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária.

Incentive a realização de reuniões virtuais, cancele viagens não essenciais e, se possível, faça um rodízio com os funcionários e permita o trabalho remoto (home office).

Adote horários alternativos para entrada dos funcionários e faça escalas de forma que não estejam todos ao mesmo tempo no local.

Funcionários doentes devem ficar em casa. Facilite a comprovação do atestado, evitando que eles compareçam à empresa.

Caso necessite de material de orientação para prevenção do vírus, procure a Secretaria de Saúde do município.