Ministério da Saúde aprova aplicação com dose adicional para adolescentes imunossuprimido

Na última semana, o Ministério da Saúde aprovou a aplicação de uma dose extra da vacina em adolescentes, destinada ao público imunocomprometido. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação com a dose extra (adicional) para os jovens de 12 a 17 anos imunossuprimidos, em Marechal Floriano.

As vacinas serão distribuídas entre três doses – primeira, segunda e a dose adicional – com intervalo de oito semanas entre elas. Após o período é recomendada a aplicação de mais uma dose (Reforço), quatro meses após a terceira (dose adicional). O público adulto (18+) com alto grau de imunossupressão já participa do mesmo esquema vacinal.

De acordo com a 12a edição do PNO, entende-se por pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos):

I – Imunodeficiência primária grave. I – Quimioterapia para câncer. III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras. IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS. V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias. VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1). VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias. VIII – Pacientes em hemodiálise. IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF | informações: SEMUS

Compartilhar