“Outubro Rosa” com ação e vários atendimentos na UBS de Victor Hugo

A terça-feira (09) foi bem animada na Unidade Básica de Saúde Nicolau Kröhling, em Victor Hugo, distrito de Marechal Floriano. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação para lembrar o “Outubro Rosa”.

Cerca de 60 mulheres compareceram à unidade de saúde. Foram realizadas duas palestras sobre o Câncer de Mama, com a enfermeira Maria Angélica Rossini. Durante a palestra, as mulheres aprenderam, na prática, como realizar o autoexame das mamas, utilizando a “mamamiga” para demonstração. Todas as mulheres que participaram puderam fazer o treinamento.

Na ação, também foram realizados 40 testes rápidos para sífilis e HIV, além de 20 exames preventivos. Foram agendadas, ainda, datas para a coleta de preventivos das outras mulheres que compareceram à ação.

Para deixar ainda mais alegre a unidade de saúde, houve sorteios de brindes, distribuição de lembrancinhas, maquiagem, corte de cabelo e um saboroso café da manhã, com direito a bolo cor-de-rosa. Levando mais diversão e beleza à festa, a jornalista Ana Paula Mill fez uma apresentação de Dança do Ventre, em homenagem às mulheres e ao “Outubro Rosa”.

O secretário municipal de Saúde, Fernando de Mello, compareceu à ação e visitou as instalações da unidade de saúde. “Estamos surpresos com o comparecimento das mulheres. Isso é ótimo. Ações como esta, que trazem informações e levantam a autoestima das mulheres, sempre terão o nosso apoio. No nosso município, trabalhamos para levar saúde e bem-estar à população”, destacou o secretário.

(Texto: Ana Paula Mill / Fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano e Secretaria Municipal de Saúde)