Prazo para regularização do título eleitoral encerra em maio
Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado umas eleições têm até o dia 6 de maio para procurar a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título. Para regularizar a situação, além de pagar as multas, o eleitor terá de comparecer a um cartório eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral, se o possuir.
Mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação eleitoral irregular. Desde o dia 20 de fevereiro, os cartórios eleitorais de todo o país começaram a divulgar a lista com o nome desses eleitores. A consulta dos dados eleitorais também pode ser feita no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bastar informar o nome completo e a data de nascimento.
Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica coibido de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos, obter empréstimos, fazer matrícula em universidades públicas, inscrever-se em concursos, entre outras restrições.
(Texto: Assessoria de comunicação da prefeitura de Marechal Floriano- com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral)