Recomendações especiais sobre as arboviroses durante a pandemia do Coro-navírus em Marechal Floriano

Estamos chegando ao final do mês de abril, avançando pela estação do outono, onde as variações de temperatura entre calor e o frio podem trazer chuvas. Nessa época de atenção por causa do Coronavírus (COVID-19), não podemos negligenciar a precaução ao mosquito Aedes aegypti. Assim como podemos evitar o avanço do Covid-19 com ações simples como, por exemplo: ficar em casa e seguir procedimentos sanitários, também é possível evitar a infestação pelo mosquito da Dengue evitando deixar água parada. Esse é um esforço que precisa do apoio de todos, porque os casos de pessoas picadas pelo mosquito continuam advindo, mesmo durante a pandemia.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), até a Semana Epidemiológica 13 de 2020, entre os dias 22 e 28 de março, houve mais de 23 mil notificações para Dengue, 442 notificações para Zika e mais de 6 mil casos notificados de Chikungunya.

Esses números variam de acordo com a presença maior ou menor de pessoas infectadas e o número de recipientes com focos do Aedes nos imóveis. Dados da Vigilância Epidemiológica de Marechal Floriano indicam que, até a Semana Epidemiológica 16, entre os dias 12 e 18 de abril, o município possui 14 casos notificados de Dengue.

É importante ressaltar que existe diferença entre casos notificados e casos confirmados. Felizmente, do total de 14 casos notificados, 13 foram descartados, porém 1 está confirmado para Dengue. Não existe maior incidência da doença em nosso município devido aos trabalhos da Vigilância Ambiental em conjunto com o apoio dos nossos munícipes, mas ainda há muito que fazer.

Dados da Vigilância Ambiental indicam que as maiores incidências de focos do Aedes aegypti são encontrada em residências, terrenos baldios, galpões e anexos domiciliares, podendo ser encontrados em alguns comércios. Os principais depósitos onde existem focos são pratinhos de plantas, lixos como brinquedos, lonas e embalagens, poças d’água e águas nas lajes dos imóveis em construção, tonéis e pneus.

Para evitarmos os riscos provenientes das arboviroses, isto é, doenças causadas por artrópodes, que no nosso contexto, é o Aedes aegypti, transmissor daDengue, Zika e Chikungunya, precisamos continuar fazendo nossa parte e assim evitar deixar água parada para o mosquito. Em dias de normalidade, é importante reservar um dia e horário na semana para procurar qualquer sinal de perigo para o Aedes no interior de nossas casas e nos quintais. Enquanto durar a pandemia, dispomos de mais tempo para a prática de ações preventivas.

Importante:

A Vigilância Ambiental está realizando ações especiais nesse período, e está priorizando a inspeção em quintais, terrenos baldios e outros locais críticos que tenham a presença de criadouros do mosquito.

Você pode acionar a Vigilância através do telefone (27) 3288-1430 para vistoria de alguns dos locais descritos.

Não deixe para amanhã o foco que você pode eliminar hoje! Arboviroses matam!

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-Daniel Andrade de Souza: Vigilância Ambiental)