Segunda fase da Vacinação contra a Gripe em Marechal Floriano

A Prefeitura de Marechal Floriano por meio da Secretaria de Saúde informa que o primeiros lotes de vacinas da Segunda fase da Vacinação contra a Influenza ( gripe H1N1) já foram usados e os próximos atendimentos serão realizados na Escola Vovó Fernandina das 08h às 15h, com intervalo de 12h às 13h para almoço, todavia as demais vacinas continuarão sendo aplicadas nos postos de saúde.

Na primeira fase foram vacinados 2322 idosos (60 anos e mais) EM DOMICÍLIO, em razão de fazerem parte do grupo de risco do Coronavírus (Covid-19) com um percentual de cobertura vacinal de 141,84% e também os trabalhadores da saúde.

O público-alvo da atual segunda fase da vacinação inclui Indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, além de trabalhadores portuários se juntam ao grupo prioritário da segunda fase da campanha, formado por membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A segunda fase da campanha segue até o dia 8 de maio.

Profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários devem buscar a vacinação, independente do seu estado ou município de residência, em qualquer serviço público de vacinação, fixo ou móvel, pois transitam em todo o país. Recomenda-se a apresentação de algum documento comprobatório.

As doses são enviadas de forma fracionada pelo Ministério da Saúde, dessa maneira as porções recebidas não são suficientes para vacinar toda a população, conforme sejam distribuídos novos lotes, os pontos de vacinação do município seguirão o atendimento.

O Ministério da Saúde destacou que apesar da vacina contra gripe não ter eficácia contra o Coronavírus (Covid-19), a imunização é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o Coronavírus.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich-Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano/com informações do Ministério da Saúde)