Seminário Municipal de Educação acontece em Marechal Floriano

Aconteceu na última sexta-feira (30) o Seminário Municipal de Educação onde contemplou com formação em serviço, todos os profissionais lotados na Secretaria Municipal de Educação. Com três palestras simultâneas, todos puderam refletir sobre suas práticas e perceber a importância que o trabalho colaborativo tem no fazer pedagógico das escolas. O encerramento se deu na sede do município com uma grande confraternização. Os palestrantes presentes foram: Cesar Nunes, Marcelo Serralva e Fábio Flores.

O Prof. Dr Cesar Nunes ocupa a cadeira titular na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) e proferiu a palestra “A importância do protagonismo docente e do acolhimento aos estudantes para a produção do sucesso escolar” aos profissionais do Ensino Fundamental. Com maestria, abordou a importância da humanização, da leitura de mundo, da empatia e da escuta sensível dos estudantes na construção de uma escola que acolhe e é significativa. E ainda: que a educação é um direito público, subjetivo, que precisa acompanhar a mudança transgeracional dos sujeitos e ser ofertada de modo equitativo. Em sua palestra, provocou os participantes a serem reflexivos quanto às suas práticas; a compreenderem que é possível superar o “status quo” da escola tradicional, adultocêntrica e propor uma escola que acolhe, que respeita os ciclos da vida e que tenha sentido para os educandos.

A palestra com Marcelo Serralva, encantou por sua criatividade em trabalhar com a educação infantil através ludicidade. Todos os profissionais da Educação Infantil cantaram, dançaram e brincaram muito, envolvidos pelo dinamismo do palestrante em transformar o conteúdo em música, trazendo muito aprendizado e alegria com sua dinamicidade, criatividade e com o uso de instrumentos alternativos.

Já o palestrante Fabio Flores abordou sobre a valorização profissional do servidor, independente da função, o trabalho de equipe e a auto-estima dos colaboradores. A palestra foi motivacional que mesclou conteúdo socioemocional, fundamentado em técnicas aplicáveis ao dia a dia. Seu humor foi contagiante e encantou os profissionais que estavam presentes.

Revisão de texto: Ascom PMMF | Fotos: Ascom PMMF e Elabore