“Uma explosão de alegria vai se espalhar pelo ar”

Com um tema bem sugestivo, a Escola Municipal “Elisiário Ferreira Filho”, Marechal Floriano, conquistou o 2º LUGAR na Etapa Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) com finalidade de reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitam a troca de experiências entre gestores escolares.

A Escola Elisiário, localizada na sede do município de Marechal Floriano-ES, disputou com outras 95 escolas públicas do Espírito Santo, da rede estadual e municipal de ensino.

Nesta edição do Prêmio, por meio do tema: “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”, o Consed quer dar visibilidade às formas criativas e inovadoras com que as escolas estão lidando com a nova realidade decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A Escola Elisiário apresentou o Projeto: “Uma explosão de alegria vai se espalhar pelo ar”. Projeto que aponta como um dos objetivos, adotar uma metodologia de trabalho de forma mais lúdica, aliada aos recursos tecnológicos para que, nesse tempo em que pais e alunos começaram a demonstrar uma certa angústia e incerteza diante do “jeito diferente” de ensinar e de aprender que a educação precisou adotar diante dessa pandemia, eles se sentissem motivados para a realização das atividades.

O Projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e teve uma importante participação da família, o que vem acontecendo a até o momento presente, pois o trabalho não parou, a escola assumiu como desafio continuar motivando e fortalecendo a parceria entre a escola e a família nesse tempo de distanciamento.

Vale ressaltar o trabalho de todos os professores que se disponibilizaram a se reinventar e atender aos alunos e família da melhor maneira possível, para isto, disponibilizando seus celulares para manter contato com eles, a qualquer hora do dia, através dos grupos de WhatsApp criado logo no início da pandemia. O projeto alcançou êxito porque houve o envolvimento de todos na escola, diretora, coordenadoras, estagiárias, secretárias, auxiliares, serventes e o incansável trabalho das pedagogas na organização, orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto.

É claro que as famílias dos alunos exerceram e continuam exercendo um papel fundamental nessa conquista, pois acolheram a proposta da escola e também se reinventando e criando, estão se fazendo presente, mesmo à distância, e assumindo o jeito “novo” da educação. A todas as famílias da escola, nossa gratidão e carinho.

O Prêmio:

O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Desde que foi concebido, o Prêmio Gestão Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio. Muitos gestores foram reconhecidos por seus trabalhos e foram conhecidos nacionalmente e puderam contribuir e inspirar outras escolas.

“Estamos muito felizes com a classificação da escola no Prêmio Gestão edição 2020. Diante de tantos desafios que surgiram devido a pandemia, estamos conseguindo desenvolver um trabalho sério, responsável e solidário. Não está sendo fácil, mais como costumo dizer para os professores: nós vamos trabalhar sem cessar, mesmo batendo o cansaço físico e mental, nós não vamos parar, porque vamos acertar, vamos errar, mais desistir jamais. É o nosso compromisso com a educação dos nossos alunos”.

(Responsável: Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, Texto: Silvana Regina Ferreia – Diretora /informações: premiogestaoescolar.com.br)