ABRIL VERDE – Prefeitura de Marechal Floriano promove ações sobre Saúde do Trabalhador

No final do mês de abril , a Prefeitura de Marechal Floriano em parceria com a Secretaria de Saúde (SEMUS) promoveu ações do Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho (Abril é conhecido como “Abril Verde”).

Durante as ações foram ofertados alguns serviços em saúde, como aferição da pressão arterial, testes rápidos e demonstração de cuidados preventivos com animais peçonhentos, também foram realizadas palestras de prevenção e panfletagem.

Na ocasião a Primeira Companhia Bombeiro Militar (1ª Cia BM – Marechal Floriano) fez uma atividade prática de prevenção em caso de vazamento de botija de gás.

“ Nós do Corpo de Bombeiros focamos na parte de segurança em ambientes com cozinhas, por exemplo restaurantes e domicílios. Nosso principal objetivo foi informar para os cidadãos sobre a importância de conferir o regulador de gás e mangueiras da botija que vencem em 5 anos. Nós mostramos que existe um risco, mas que pode ser prevenido mediante manutenções corretas”, disse o 3° Sargento Bombeiro Militar, José Daniel Waiant Júnior.

O que é o Abril Verde?

Para as áreas de saúde e segurança, Abril é o mês conhecido como “Abril Verde”. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. A oficialização no Brasil através da Lei 11.121/2005, que estabeleceu esta data também como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, visando promover a conscientização sobre a importância deste dia.

Texto: Trícia de Andrade e Kamila Friedrich – Fotos / vídeos: José Braga