Coronavírus: Saiba quando procurar uma Unidade de Saúde

A COVID-19 foi identificada a partir de um “surto de pneumonia” de causas desconhecidas na China. Após as investigações, foi constatado que esse surto foi causado por uma nova variação de um coronavírus, que mais tarde foi denominado de SARS-CoV-2. Os coronavírus são conhecidos desde a década de 1960 e eles fazem parte de uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados até mesmo síndromes respiratórias mais graves.

Uma pessoa contaminada pelo novo coronavírus pode apresentar sintomas variados, desde infecções das vias áreas superiores, parecidas com os resfriados comuns, até infecções mais graves, como a pneumonia ou insuficiências respiratórias agudas. Assim, por se tratar de uma doença nova, a descrição dos seus sintomas e da sua evolução clínica estão em atualização constante.

No início da pandemia no Brasil, havia a orientação do Ministério da Saúde para que o paciente procurasse algum serviço de saúde quando apresentasse falta de ar. Entretanto, com 06 meses da doença circulando no Brasil e considerando o conhecimento que já temos dela nesse período, o Ministério da Saúde mudou essa recomendação.

Atualmente, a recomendação é para que o paciente procure o seu serviço de saúde de referência ao apresentar qualquer sintoma característico de síndrome gripal. Essa mudança de estratégia tem por objetivo identificar precocemente esses pacientes, para que a evolução dos seus sintomas seja acompanhada, possibilitando a identificação precoce do agravamento dos sintomas.

Na prática o que isso significa? Qual o serviço de saúde o paciente deve procurar?

Como a manifestação clínica da COVID-19 é muito ampla, toda síndrome gripal se torna suspeita para a COVID-19. Outro ponto a ser levado em consideração é que não há como saber como cada pessoa irá manifestar a doença. Por isso, o paciente que apresentar uma síndrome gripal deve procurar a sua Unidade de Saúde. Ao procurar esse serviço, o paciente será notificado para que seu caso seja investigado e acompanhado por uma equipe de saúde (veja aqui como funciona o sistema de notificação).

Quando o paciente é identificado precocemente, as possibilidades de intervenções precoces aumentam. Não existe até o momento um tratamento específico que previne ou que cure a COVID-19, mas existem tratamentos que podem ajudar no alívio dos sintomas da doença. Por isso, é importante que o paciente seja avaliado por um médico e consequentemente, que ele seja monitorado.

A Secretaria de Saúde de Marechal Floriano organizou uma equipe de profissionais de saúde para fazer o monitoramento dos pacientes. No momento, contamos com uma equipe composta por 13 profissionais, de várias categorias, que entram em contato com os pacientes notificados para acompanhar sua evolução, orientar sobre os sinais e sintomas de agravamento e encaminhar para uma reavaliação médica quando essa situação ocorrer. Além de acompanhar os pacientes suspeitos e confirmados, essa equipe também realiza a busca ativa de familiares que apresentam sintomas gripais, para que esses também sejam acompanhados precocemente.

A recomendação de permanecer em isolamento domiciliar na ocorrência de sintomas gripais continua, pois somente com essa medida conseguiremos romper a cadeia de transmissão do vírus que causa a COVID-19.

(Responsável: Tricia de Andrade – Kamila Friedrich da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Elissa Orlandi – Secretaria Municipal de Saúde – Arte: Elabore)