Formação continuada de professores da Educação Infantil

Compromisso, ética, trabalho colaborativo e competências profissionais. Esse foi o tema da primeira palestra de formação continuada que aconteceu na última quarta-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

secretária de Educação Édia Klipel o inspetor Leonardo BarthEstavam presentes a secretária de Educação, Édia Klipel, o inspetor Leonardo Barth, a pedagoga e psicóloga Luciana Paiva, da Fundação de Apoio e Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), professores da Educação Infantil (creche e pré-escola), auxiliares do Ensino Fundamental e creches, além de técnicos da Secretaria de Educação, pedagogos e diretores. Participaram da palestra 130 profissionais da Rede Municipal de Educação.

O foco da primeira palestra foi a capacitação dos professores. “Não só como profissionais da área, mas como lidar com o outro. Além disso, abordamos as relações interpessoais”, complementou a Psicóloga Luciana Paiva.

No decorrer da palestra, também entrou em pauta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96 – que fala da Fundamentação Legal da Profissão de Docente.  Segundo a lei, “a formação de docentes para atuar na Educação Básica se faz em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do Magistério na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e oferecida, em nível médio, na modalidade normal.”

Palestra Educação Marechal FlorianoLeonardo Barth ainda citou a Resolução do CNE nº 07/2010 –Art. 6º que diz: “Os sistemas de ensino e as escolas adotarão como norteadores das Políticas Educativas e das Ações Pedagógicas, os princípios Éticos, Políticos e Estéticos.

“Nosso objetivo foi analisar, refletir e alinhar com a equipe pedagógica os compromissos éticos e profissionais, trazendo à luz a fundamentação legal da profissão de docente”, destacou a secretária de Educação de Marechal Floriano, Édia Klippel.

(Texto e fotos: Tricia de Andrade e Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)