O Sistema de Ouvidoria do Município de Marechal Floriano, órgão ligado diretamente à Secretaria Municipal de Controle Interno, acessado através do e-OUV Municípios, vem atender a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos da administração pública.
A Ouvidoria Pública tem como finalidade estimular a participação e a conscientização da população sobre o direito de receber um serviço público de qualidade. Além disso, ela deve auxiliar o cidadão a identificar o lugar mais apropriado para a resolução de sua demanda ou problema. Vejamos agora com atenção o que o que cabe à Ouvidoria fazer em seu trabalho cotidiano.
- Receber manifestações: Receber as manifestações dos cidadãos, interpretá-las e buscar soluções para cada caso, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de prestação do serviço público;
- Contribuir para qualidade: Contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados e buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos;
- Informar: Informar adequadamente à direção do órgão público sobre os indicativos de satisfação dos usuários; informar aos cidadãos quais são os órgãos que devem ser acionados para a resolução de suas demandas, quais são suas responsabilidades e de que forma a resposta poderá ser cobrada;
- Funcionar: Funcionar como instrumento de interação entre o órgão público e a sociedade;
- Contribuir para o fortalecimento: Contribuir para o fortalecimento da cultura de direitos humanos, privilegiando a visão do cidadão como sujeito de direitos e estimulando sua autonomia.
Que tipo de manifestação você pode fazer?
Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito, uma irregularidade praticada por agentes públicos. |
Se você quer demonstrar a sua insatisfação com o serviço público. Você pode fazer críticas, relatar a ineficiência. |
Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material ou a ação do órgão em uma situação específica. |
Se você tiver uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos. |
Se você foi bem atendido e está satisfeito com o atendimento e/ou serviço que foi prestado. |
Como enviar manifestações à ouvidoria?
Por meio eletrônico
Acesse www.marechalfloriano.es.gov.br e clique no link e-Ouv Municípios.
Por e-mail
Escreva para ouvidoria@marechalfloriano.es.gov.br
Por telefone
(27) 3288-1331 | 3288-1111 ( de 8h às 11h e de 12h às 17h)
Em atendimento presencial
Rua David Canal, 57, Térreo, Sala da Controladoria, Centro, Marechal Floriano, ES
Como o solicitante tem retorna de sua manifestação?
As respostas podem ser acompanhadas no sítio e-Ouv Municípios, caso a solicitação tenha por esse meio. As solicitações recebidas pelos demais meios serão respondidas por e-mail ou telefone.