Marechal Floriano comemora 33 anos de emancipação política
Hoje é celebrado o 33° aniversário da emancipação política de Marechal Floriano. Anteriormente, Marechal era um distrito pertencente a Domingos Martins, até sua emancipação, oficializada através da Lei Estadual nº 4571 de 31 de outubro de 1991.
Antes do desmembramento conhecida como Vila do Braço Sul, devido ao Rio Jucu, que corta a cidade, Marechal Floriano é conhecida atualmente como a “Cidade das Orquídeas”, devido a grande diversidade de espécies da família Orchidaceae espalhadas pela de mata atlântica, ao qual o município é referência por ser considerado o município capixaba com 45% de seu território coberto por vegetação nativa, de acordo com dados do Instituto Jones do Santos Neves e da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, divulgados em 2020.
A divisão político-administrativa, atualmente, é constituída pelos distritos da Sede, de Araguaia, de Santa Maria de Marechal e de Victor Hugo, este último criado pela Lei Municipal nº 848 de 28/08/2008.
Com a emancipação o município de Marechal Floriano adquiriu autonomia no âmbito político e social. Dessa forma foi possível autogerir a cidade, ou seja, a tomada de decisões políticas e administrativas pertinentes e elaboração de leis próprias.
Na última década, o município também se destacou no desenvolvimento socioeconômico, tendo um salto populacional expressivo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Censo de 2010, a cidade tinha 14.262 habitantes, e, atualmente, Marechal Floriano aparece com 18.743 moradores nos dados do instituto.
“Meus parabéns a todos os cidadãos florianenses. Esta data marca 33 anos de desenvolvimento em Marechal Floriano, juntos construímos um município cada vez mais próspero, acessível e urbanizado. Parabéns, Marechal Floriano!”, comemorou o prefeito João Carlos Lorenzoni.
Redação: Assessoria de Comunicação PMMF