HEMOES: manhã desta sexta-feira foi marcada por empatia e doação de sangue em Marechal Floriano

Nesta sexta-feira (10), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (HEMOES) em parceria com a Secretaria de Saúde; Camara Municipal e a Igreja de Confissão Luterana disponibilizaram uma ação para coleta de sangue, visando o preenchimento de bolsas para o Banco Estadual.

A ação foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores, contando com todo o aparato técnico e laboratorial para coleta e equipamentos de proteção, de forma a garantir a segurança dos profissionais de saúde e doadores. Ao fim das coletas os doadores recebiam um lanche.

A doação pode ser realizada por pessoas com idade entre 16 a 69 anos, com peso igual ou superior a 50kg e que possuam boas condições de saúde. O processo é rápido e tem duração média de 40 minutos, desde os procedimentos de triagem, aferição dos sinais vitais e teste de anemia.

Doar sangue é um ato altruísta e solidário que pode salvar muitas vidas, uma vez que o consumo é diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, como doenças, hemorragias e internações.

“Doar sangue é um ato de amor. A campanha de doação é muito importante para aumentar a capacidade do banco de sangue estadual, nossa gestão parabeniza aos doadores e pede para que novas pessoas doem. Doe sangue e doe vida!”, disse a Secretária de Saúde, Maria Arlete Novaes.

Redação/fotos: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF