Junho Violeta: ações em Marechal Floriano alertam para a prevenção da Violência Contra os Idosos

Neste mês é lembrado o Junho Violeta – mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa. A data simbólica tem como principais objetivos garantir dignidade e respeito aos idosos, promover ações que lhe tragam qualidade de vida, reprimir e combater a violência contra esse público e defender os seus direitos.

Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semadh), juntamente com o Conselho do Idoso, CRAS, CREAS e a Instituição “Sou feliz”, realizaram uma ação em prevenção à violência contra os idosos.

Além disso, funcionários, conselheiros e idosos realizaram uma caminhada significativa, visando trazer mais destaque para a importância de cuidar dos idosos, bem como denunciar casos de violência.

As denúncias de violência podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana Denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo Proteja Brasil (disponível para smartphones). A denúncia também pode ser realizada através de ligações para a Emergência Policial – DISQUE 190 – Polícia Militar.

“Nosso objetivo é incentivar e ensinar a todos, principalmente os mais jovens, que os idosos devem ser respeitados e que nós possuímos órgãos que nos representam e auxiliam no combate a violência contra os idosos”, disse a representante do Conselho do Idoso, Alaídes das Chagas.

Texto e Fotos: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF


 

Compartilhar