Outubro Rosa, mês de conscientização ao Câncer de Mama

Neste mês é lembrado o Outubro Rosa. A data enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Para enfatizar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar o Dia “D” no próximo sábado (22) em diversas Unidades de Saúde municipais.

Confira o cronograma completo abaixo:

• UBS Sede: 08 h as 16 h;
  • UBS Santa Maria: 08 h as 15 h;
  • UBS Santa Rita: 08 h as 15 h;
  • UBS Victor Hugo: 08 h as 15 h;
  • UBS Soído: 08 h as 15 h;
  • UBS Rio Fundo: 08 h as 15 h.

Durante a ação serão realizadas várias atividades para conscientização e conhecimento da campanha. Além disso, a SEMUS vai realizar a multivacinação para menores de 15 anos e a vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos.

Redação: Trícia de Andrade e Kamila Friedrich-Ascom PMMF | informações: INCA, SEMUS | Arte: Elabore