SEMUS utiliza arteterapia em sessões de acompanhamento pscólogico em Marechal Floriano

Durante essa semana, a Prefeitura de Marechal Floriano através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está promovendo ações de arteterapia para as crianças que fazem acompanhamento psicológico na Rede Municipal de Saúde. O tema para realização dos projetos faz menção ao carnaval.

O projeto se estende até a próxima sexta-feira (09). Durante a sessão, as crianças podem desenvolver máscaras, adereços carnavalescos e aprender sobre a cultura brasileira. O intuito da ação é interagir de forma diferente com os pequenos, incentivando a criatividade, estimulação da coordenação motora e concentração. Dessa forma, é possível trabalhar sentimentos e emoções através da Arte.

Saiba mais sobre a arteterapia:

As práticas integrativas e complementares têm ganhado espaço na psicologia, como é o caso da arteterapia. Essa abordagem utiliza a expressão artística para explorar a criatividade e o autoconhecimento, sendo agora oferecida no SUS devido aos benefícios comprovados.

Reconhecida pela OMS e Ministério da Saúde, a arteterapia utiliza recursos como pintura, música e dança para trabalhar bloqueios de comunicação e sentimentos, buscando melhorar a qualidade de vida. Realizada por profissionais da área da psicologia, as sessões podem ser individuais ou em grupo, atendendo diversas idades e proporcionando reflexões, redução de estresse e enfrentamento de situações desconfortáveis. Essa modalidade terapêutica contribui para a compreensão de dificuldades e oferece ferramentas para resoluções de problemas.

“Gosto de trabalhar o lúdico e a arte com as crianças, pois além de fortalecer o vínculo terapêutico, os pacientes expressam de forma mais espontânea, se abrindo mais e permitindo progressos importantes na psicoterapia”, disse a Psicóloga Clínica, Francini A. Martins.

Redação: Trícia de Andrade e Kamila Friedrich | informações: Psicóloga Francini | fotos: divulgação