Inaugurado o Ponto de Inclusão Digital (PID) em marechal Floriano

Inaugurado no último dia (09), em Marechal Floriano, o 24º Ponto de Inclusão Digital (PID) do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), que proporciona ao cidadão, o acesso integrado a diversos serviços do Poder Judiciário.

No local, o cidadão terá acesso, por videoconferência e de forma simultânea, a mais de um segmento do Poder Judiciário, como a Justiça Federal da 2ª Região (TRF-2) e o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), por exemplo. A parceria se completa com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Defensoria Pública do Estado e Ministério Público (MPES).

O balcão virtual permite a participação, no formato telepresencial, presencial, ou híbrido de advogados, juízes e da população, como forma de promover maior acessibilidade a quem precisa de celeridade nas tramitações de processos.

Durante a inauguração estiveram presentes o prefeito de Marechal Floriano Cacau Lorenzoni, representantes do Poder Judiciário: Dair José Bregunce de Oliveira, que atua como corregedor e vice-presidente do TRE-ES; representando o TJES, o desembargador  José Paulo Calmon Nogueira da Gama; o presidente do TRF-2, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama; a desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, presidente do TRT-17 e presidente do Fojures (Fórum Permanente do Poder Judiciário no Espírito Santo); o juiz auxiliar da Presidência do TRT-17, Fábio Eduardo Bonisson Paixão; Lidson Fausto da Silva, diretor geral do MPES; Vinícius Chaves de Araújo, defensor público geral do ES; a promotora de justiça Adriana Dias Paes Ristori Cotta e o juiz de direito, titular da Vara de Marechal Floriano, Dr. Bruno Feu Rosa. Também acompanharam o evento demais autoridades, como o representante da 20ª Subseção da OAB, Idimar Mees e servidores públicos municipais.

Os PIDs representam um avanço no cumprimento de metas institucionais e na contribuição para um Poder Judiciário mais acessível e adaptado às necessidades da sociedade. Os serviços disponibilizados incluirão o acesso ao balcão virtual, a consultas processuais e audiências virtuais por meio de videoconferência, e para prática de atos processuais, tais como o depoimento de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da justiça.

O estado já contava com cinco PIDs em funcionamento: Brejetuba, Governador Lindenberg, Divino de São Lourenço, São Roque do Canaã e Irupi. E, a partir de hoje, passa a contar com Pontos de Inclusão digital também nos seguintes Municípios: Água Doce do Norte, Águia Branca, Apiacá, Atílio Vivacqua, Boa Esperança, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marechal Floriano, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte e São José do Calçado.

Texto: Ascom |Pmmf – Fotos: Elabore

Compartilhar